SkiPoint (11) 3884.1527|contato@skipoint.com.br

História do Esqui na Neve

Home/esqui na neve/História do Esqui na Neve
  • esqui-na-neve

História do Esqui na Neve

A história do Esqui na Neve

Os primeiros sinais de skis estão em desenhos feitos em rocha de 4.500 a 5.000 anos, no Rodoy na Noruega. Estes desenhos retratam um homem em esquis segurando um pedaço de pau. Os restos de skis também foram encontrados em Hoting, na Suécia, que tem cerca de 4.500 anos de idade, e na Rússia com cerca de 6000 anos, em Lake Sindor.

Gravações antigas mencionam pessoas chamadas Skrithifinns ou “andarilho de  esqui”. Outras fontes de história dizem que o esqui no Irã remonta a 2000 AC, quando tribos antigas podem ter produzido uma placa de ski feito de pele de animal.

esqui-na-neve

Esqui nos últimos tempos

Durante o século 17 o barão de Valvasor escreveu relatórios sobre as atividades de esqui na neve na Eslovénia. Na época Skis foram usados pelos militares que, consequentemente, aceleraram o seu desenvolvimento e propagação. Os militares norueguêses tiveram competições de esqui na neve a partir de década de 1670 e na primeira corrida de esqui conhecido, praticada por civis teve lugar em 1843 em Tromsø, Noruega.

Skis foram utilizados nos campos de ouro de Sierra Nevada em 1850 e mais tarde para transportar correio de Carson City, Nevada para Placerville, Califórnia, em 1856, cruzando 94 milhas em 4 dias. Corridas de esqui alpino, com velocidades de até 90 mph, foram organizados entre concorrentes de campos de mineração de 1857.

 

esqui-na-neve

O pioneiro Sondre Norheim, de Morgedal em Telemark, conhecido como o pai de esqui moderno, inventou equipamentos e técnicas que levaram ao ski moderno como o vemos hoje. Tendo crescido nos campos agrícolas do Telemark, o norueguês, Norheim inventou um tipo de trava (binding) que possibilitava aos esquiadores, esquiar na neve sem o risco de perder seus esquis.

esqui-na-neve-

Então, em 1870, Norheim introduziu uma ski curto, curvado, e flexível por ele talhado, a fim de permitir virar de modo fácil na neve macia. Norheim, com a idade de quarenta e três anos, passou a se tornar o vencedor da primeira competição Norueguêsa de esqui na neve em Christiania, agora conhecido como Oslo. Ele pode não ter realmente inventado nada, já que há pouca evidência para provar que ele fez, como a maioria das invenções atribuídas a Norheim, eram conhecidos há muito tempo antes dele. A história sobre Sondre como o pai do esqui moderno foi construído em grande parte na Noruega a partir de 1930, especialmente em conexão com os Jogos Olímpicos de Inverno em Oslo, em 1952. No entanto, Sondre Norheim provou ser uma inspiração para gerações de esquiadores.

Em 1880, o inglês, William Cecil Slingsby, ajudou a inspirar o esqui alpino, depois de sua travessia do Keiser Passe a 1,550m de altura, na Noruega, com seus esquis. Apenas alguns anos mais tarde, em 1888, o norueguês, Fridtjof Nansen fez a primeira travessia da Groenlândia, viajando de leste a oeste em esquis de neve. O relatório sobre a sua expedição despertou grande interesse em esqui na Europa e nos Estados Unidos, bem como a criação de um herói nacional norueguês. A partir de então esqui apareceu regularmente nas notícias, e logo foi adotado como um passatempo e um esporte pelas classes ricas da Europa, bem como a ser adotada pelo exército em vários países.

esqui-na-neve

Então, em 1924, os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados em Chamonix, França. Nessa oportunidade, os Jogos de Inverno só contaram com a modalidade do esporte mais estabelecida na época, o esqui nórdico. A crescente importância do esqui alpino resultou na sua inclusão nos Jogos de Inverno de 1936 em Garmisch-Partenkirchen , Alemanha . Nesse mesmo ano, escreve John Fry, em seu livro The Story of Modern Ski, o teleférico foi inventado em os EUA, revolucionando esqui na neve como uma atividade recreativa.

Fry, o presidente do Internacional Skiing History Association, explicou que o passatempo de esqui cresceu rapidamente entre 1955 e 1965. “Tornou-se muito mais acessível para as pessoas”, disse ele em uma entrevista. O esqui de metal, inventado no início dos anos 1950, tornou o esporte  mais fácil para esquiadores recreativos. Na década de 1960 veio a bota de plástico, uma vez que havia um monte de desvantagens para o bota de couro. Todos esses avanços resultaram na facilidade de uso e controle nas pistas.

O advento das férias organizadas ski

As primeiros pacotes de férias na neve tiveram lugar em 1903, para Adelboden, Suíça, organizada comercialmente por Sir Henry Lunn, reservando hotéis inteiros. Férias de inverno na Suíça já haviam se tornado muito populares com a aristocracia britânica desde os primeiros turistas de inverno para St Moritz em 1864. Na segunda metade do século XX esqui na neve tornou-se um esporte para os ricos.

esqui-na-neve

Snowboarding

Snowboard em sua forma mais primitiv,a apareceu na década de 1920 e, em 1939, Vern Wickland foi filmado andando de snowboard primitivo descendor uma colina em Chicago. No entanto, não foi até a década de 1960 que snowboards foram comercializados no mercado. Em 1965, Sherman Poppen estava fora de sua casa em Michigan, usando o trenó com suas filhas, quando uma delas de 11 anos desceu a colina, de pé sobre seu velho trenó. Poppen amarrou dois esquis juntos e usou uma corda amarrada ao nariz da placa assim que o piloto poderia ter o controle da placa. Sua esposa o chamou de Snurfer e entrou em produção comercial no final daquele ano. Agora skis não eram a única maneira de descer uma montanha!

Durante os primeiros anos do esporte, snowboards e snowboarders não foram amplamente respeitados pela indústria de esqui que. Snowboarding foi visto como uma moda que desapareceria rapidamente. Muitos resorts não permitiram snowboards inicialmente. No entanto, o esporte prevaleceu, e tornou-se um esporte olímpico de inverno em 1998.

Etimologia da palavra

A palavra Ski, “skíð” vem da língua Old Norse (falada por habitantes da Escandinávia ate o ano 1300), que significa pedaço de madeira.

Evolução do Equipamento

Skis

Ski de neve assimétricos foram usados no norte da Finlandia e Suécia até 1800. Em uma perna usava um ski comprido, não arqueável, para deslizar, e na outra perna, um ski mais curto para chutar. O fundo do ski mais curto era plano ou coberto com pele animal para facilitar o uso, enquanto o ski comprido que suportava o peso do esquiador, era tratado com gordura animal.

Os caçadores de foca no golfo de Bothnia desenvolveram um ski comprido para esgueirar-se à distância de disparo para acerta as focas. O ski era prático para andar no gelo e tinha entre 3 a 4 m, para proteger contra trincas no gelo.  Era chamado skredstång na Suécia.

esqui-na-neve

Em torno de 1850, artesãos na Noruega inventaram o ski curvado. O esqui arqueava no meio, para distribuir o peso do esquiador de maneira homogênea. Ski da Norheim foi também o primeiro com um sidecut que estreitou o ski sob os pés, enquanto a ponta e cauda permaneceram mais amplos. Isso permitiu que o ski flexionasse e girassse mais facilmente.

Em 1950, Howard Head criou o padrão Head, construído por imprensando de liga de alumínio em torno de um núcleo da madeira compensada. O design inclui bordas de aço (inventados em 1928 na Áustria) e as superfícies exteriores foram feitos de resina de fenol-formaldeído , que poderia reter a cera. Este ski teve enorme sucesso pois foi projetado para o mercado de lazer, em vez de ser para a corrida.

Em 1962 Karl Schranz ganhou 2 medalhas de ouro usando ski de Fiberglass, Kneissl’s White Star. No final dos anos 60, fiberglas havia predominado no mercado.

Em 1975 o desenho de ski caixa de torção foi patenteado. Em 1993 foi introduzido o Elan SCX, com nova geometria, bem comum hoje em dia, com a frente e a cauda mais largos que  o centro. O ski Twin-tip foi introduzido em 1995.

Botas e Bindings

As botas sofreram muitas mudanças, antigamente feitas de couro, e atualmente de mateiral sintético.

Os bindings também evoluíram na forma de fixar a bota nos skis, consistiam em uma tira de couro apertada sobre o bico da bota.

esqui-na-neve

 

esqui-na-neve

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_skiing

http://www.bbc.com/travel/story/20101221-travelwise-where-did-skiing-come-from

SkiPoint

Personal SnowTrip
(11) 3884.1527
[email protected]

WhatsApp Chat - Olá!