SkiPoint

Personal SnowTrip
(11) 3884.1527
[email protected]

SkiPoint (11) 3884.1527|contato@skipoint.com.br

Guia como escolher seu Equipamento de Ski

Equipamento de Ski - Como Escolher

Equipamento de Ski – Como Escolher?

A tecnologia trouxe muitas inovações e com isso, uma variedade enorme de equipamento de ski para escolher. Com toda esta variedade, fica complicado escolher apenas um simples par de skis. Não importa se você for um iniciante ou um freerider expert, se você não souber por onde começar, a escolha pode se tornar bem difícil.

1 Passo: Masculino ou Feminino?

Existem diferenças entre os skis feitos para homens e mulheres, e isto deve ser levado em conta ao começar a estudar os modelos.

 

2 Passo: Categoria

Aqui você deve pensar em que tipo de superfície pretende usar os skis. Você prefere um ski que serve para tudo? Ou prefere um ski para aqueles dias em que nevaram bastante e a neve está estilo powder (pó). Os tipos e formatos de skis são diferentes e é importante você entender em qual tipo de terreno pretende esquiar para pesar os prós e os contra de cada equipamento na hora da escolha.

All-Mountain

Equipamento de Ski - Skis All Moutain

Estes tipos de skis  servem para esquiar por toda a montanha. São desenhados para possibilitar esquiar em neve powder(fofa), gelo, neve preparada, terreno inclinado. Se você pretende ter apenas um par de skis que seja polivalente, esta pode ser a sua escolha.

Carving

Equipamento de Ski - Skis Carving

Os skis Carving são descendentes dos skis de slalom e dos skis de corrida GS, focados especialmente em velocidade, na aderência lateral e curvas de precisão. Com a dimensões de cintura estreitas, um corte lateral pronunciado criando um raio de curva estreito, e shape em formato Camber que propicia curvas bem feitas, este tipo de ski são mais apropriados para neve fofa e tratada. Se for passar a maior tempo em pistas com neve tratada (“groomed”) e quer ter a sensação de velocidade, os skis Carving são o que procura. Este tipo de ski irá te ensinar sobre a dinâmica de esquiar rápido mais que qualquer outro, porém suas características específicas não são para qualquer esquiador.

Powder (neve em pó, fofa)

Equipamento de Ski - Skis Powder

Este tipo de ski é o mais apropriado para neve powder, esqui fora-de-pista, e ocasionalmente em pistas tratadas. São especiais quando for esquiar em neve profunda estilo powder. O perfil é em estilo Rocker, para permitir flutuar nas camadas profundas e fofas de neve e melhorar a capacidade de manobra. Não são feitos para fazer curvas precisas em pistas tratadas (“groomed”), mas são a melhor escolha a fazer nos dias de neve powder profunda.

Big Mountain

Equipamento de Ski - Skis Big Mountain

Os skis big-mountain são para os esquiadores que gostam de esquiar rápido, em terrenos íngremes. Estes skis são feitos para serem muitos estáveis em altas velocidades e são mais largos para poderem ser usados em condições de neve variadas. Se você é um esquiador expert, e precisa de um ski apropriado para seu nível, este tipo de ski irá te levar a um outro nível.

Park and Pipe

Equipamento de Ski - Ski Park and Pipe

Skis Park and Pipe são também conhecidos como skis Freestyle, e são apropriados para esquiadores que gostam de voar alto e passam a maior parte de seu tempo fazendo manobras aéreas e nos Terrain Parks. A maioria tem pontas duplas, o que propicia esquiar para frente ou para trás.

Anatomia de um SKI

3 Passo: Largura da Cintura

Provavelmente a importante característica a ser considerada quando for escolher um ski é a largura da cintura.
É a medida da largura do ski no seu ponto central, aonde usualmente é a parte mais estreita. Skis com a cintura fina são mais ágeis para fazer curvas, enquanto que cinturas mais largas conferem maior flutuação em neve powder (fofa).

Em geral, você vai encontrar as dimensões especificadas por um conjunto de três números, que se referem à ponta/cintura/cauda tal como 115/90/107 mm.

Menos de 85 mm

Skis com cintura menor que 85mm são mais apropriados para esquiadores que passarão a maior parte de seu tempo em pistas tratadas (“groomed”). Esta largura de cintura pode ser usada tanto por iniciantes como por experts. Carving Skis com cintura entre 80-85mm são muitos ágeis. Para iniciantes, esta largura fazem dos skis leves e fáceis de serem controlados.

85-95mm

Skis com 85-95mm são primariamente usados para trilhas, mas também podem ser usados por algum tempo nas pistas tratadas. Eles têm a capacidade de manobra dentro e fora das pistas e versatilidade para que você possa passar o tempo na neve powder.

96-110mm

Skis com 96-110mm são ideais para todas as condições de montanha, e para esquiadores que procuram versatilidade. Eles fazem curvas médias e longas nas pistas tratadas com facilidade e tem a habilidade de flutuar até na mais profunda camada de neve powder (e esperamos que você pegue estes dias).

Mais de 111mm

Skis com cintura maior que 111mm são melhores para se esquiar em terrenos não tratados. Cinturas ultra largas proveem um excelente flutuação em camadas profundas de neve powder, e estabilidade quando o terreno fica muito acidentado. Não são os skis mais ágeis para fazer curvas ágeis e curtas nos terrenos tratados, mas te levarão com facilidade de volta para os lifts para mais uma descida.

4 Passo: Raio da Curva

O raio da curva é o perfil do ski determinado pelo tamanho da ponta, cintura e cauda, normalmente expresso em metros. Quanto menor a relação entre a cintura e a ponta e entre a cintura e a cauda, menor o raio de curva e mais profunda a curvatura na cintura, chamada de sidecut. Um ski com um raio de curva menor fará curvas rápidas, enquanto um com raio de curva maior fará curva de modo lento e tipicamente é mais estável em altas velocidades.

Um Raio de Curva Menor (menos de 17m) identifica skis Carving

Um Raio de Curva Médio (17-22m) é para skis All-Mountain e Park and Pipe

Um Raio de Curva Longo (mais de 22m) caracteriza skis Big-Moutain e skis Powder

 

5 Passo: Perfil

Existem três tipos principais de perfil: camber, rocker e Flat. Muitos skis modernos usam uma combinação de mais de um perfil diferente. Um não é melhor que o outro: apenas são diferentes e sua escolha é pessoal. Veja baixo as principais combinações:

Camber

Muitos skis tem o formato de uma arco voltado para baixo. Quando o esquiador ficam em pé sobre este ski, ele fica flat, devido ao peso. Desta forma, o comprimento inteiro da base oferece estabilidade e a borda de metal do ski pode fazer as curvas. No momento que o esquiador se move de uma curva para outra, camber provê a energia para o ski se recuperar da curva, criando uma sensação de vivacidade. Em resumo, o camber é como se fosse uma mola que dá vida ao ski.

Rocker

Rocker é essencialmente o oposto de camber, e muitas vezes é chamado de camber reverso ou negativo. Em uma superfície plana, a seção central de um ski rocker ficará assentada no chão enquanto a ponta e a cauda ficarão longe do chão bem antes que um ski com perfil camber. O perfil Rocker oferece melhor flutuação em neve powder e ótima capacidade de manobra.

Rocker/Camber

O perfil Rocker/Camber apresenta um perfil camber tradicional e a ponta em rocker, se afastando do chão um pouco antes. Este perfil posiciona o ponto de contato frontal um pouco para trás, enquanto o ponto de contato na parte de trás permanece próximo à cauda. A ponta em rocker permite uma melhor flutuação em neve profunda, e uma sensação de menor aderência em neve compacta, enquanto que a traseira em perfil camber, guarda e transmite energia de modo similar a um ski com perfil camber. Cada vez mais os ski All-Mountain e Big-Moutain são feitos com este perfil. Devido ao seu formato assimétrico, este perfil não é muito versátil quanto os outros, mas se você procura um ski para todo tipo de terreno que propicia flutuação, sem perder muita performance em neve compacta, Rocker/Camber é uma boa escolha.

Rocker/Camber/Rocker

O perfil Rocker/camber/Rocker oferece a capacidade de manobra e flutuação do perfil rocker bem como a capacidade de fazer curvas do ski com perfil camber. Os pontos de contato deste perfil estão mais próximos da parte central do ski, em comparação à um ski de perfil camber. A seçao central em camber provê estabilidade e capacidade de fazer curvas enquanto a ponta e a cauda rocker oferece flutuação em neve profunda e permite o ski entrar e sair das curvas facilmente. Ente perfil oferece muita versatilidade para esquiadores de park, iniciantes, amantes de neve powder e para aqueles que tem apenas um par de skis. Muitos fabricantes oferecem múltiplos tipos deste perfil para agradar a diferentes tipos de esquiadores, combinando quantidades diferentes de rocker e camber com diferentes tamanhos e sidecuts.

Rocker/Flat/Rocker

O perfil Rocker/Flat/Rocker é outra variação do perfil rocker que parece oferecer um pouco mais de capacidade de fazer curvas em neve compacta e de flutuar. A performance fica entre um perfil rocker e rocker/camber/rocker.

6 Passo: Tamanho

O comprimento muda a forma como um esqui performa enquanto você esquia em linha reta, enquanto você está fazendo uma curva, e enquanto você está esquiando em qualquer velocidade. Dentro de uma única marca e modelo, um comprimento mais curto normalmente fará o esqui mais preciso, o que leva a curvas mais rápidas e capacidade de manobra em velocidades mais lentas, enquanto que os comprimentos mais longos de ski terão um raio de curva mais maior e serão mais estáveis a uma maior velocidade. O inverso também é geralmente verdade: skis mais longos tendem a ser mais lentos em velocidades lentas, enquanto esquis mais curtos tendem a perder a estabilidade se você esquiar mais rápido. É lógico que, como regra geral, pessoas mais altas e pesadas, e esquiadores avançados tendem a preferir skis mais longos porque eles têm mais influência sobre o esqui e se sentem mais confortáveis em fazer curvas mais longas. As pessoas mais baixas e mais leves (e esquiadores menos experientes) geralmente vão se sentir mais confortáveis com a capacidade de manobra de um ski mais curto.

>Escolha aqui seu Pacote para Esquiar

About the Author: