SkiPoint

Personal SnowTrip
(11) 3884.1527
[email protected]

SkiPoint (11) 3884.1527|contato@skipoint.com.br

Esquiar em Bariloche – Dicas

Esquiar em Bariloche – Cerro Catedral

San Carlos de Bariloche, ou apenas Bariloche, situada às margens do Lago Nahuel Huapi, abriga a mais famosa estação argentina de esqui, Cerro Catedral. A estação de Cerro Catedral localizada a 20km de Bariloche, é um dos maiores centro de esqui do mundo, com vistas deslumbrantes, boa quantidade de pistas em vários níveis e lifts modernos. Também oferece uma base cheia de restaurantes, lojas de equipamentos e roupas de neve, escolas de ski & snowboard, tem um shopping “Las Terrazas” e muitas atrações para os esportistas e turistas que circulam por ali.

Como Chegar:

Aeroporto Chegada  a 1.607 km de Buenos Aires / 2h20min de avião

van 2  a 30 km/30 minutos do aeroporto de Bariloche

Alternativamente, pode-se chegar no Aeroporto de Puerto Montt no Chile, e aproveitar para fazer a travessia pelos belos Lagos Andinos.

Melhor época:
A estação, dependendo das condições da neve, abre em fins de junho e encerra a temporada em final de setembro. Julho é alta temporada, então para garantir preços melhores e pistas mais vazias, a melhor opção é viajar de agosto em diante.

Outras Atividades: As opções incluem travessias em trenó, snowboard, passeios em moto de neve e quadriciclos, Snow Tubing (grandes bóias infláveis),esqui alpino, de fundo, de travessia e fora de pista,  parapente, trekking, alpinismo e mountain bike.

Para as crianças: O jardim de infância de esqui na montanha, é uma espécie de creche, já que a partir dos 45 dias e até os 3 anos, recebem crianças, onde se organizam brincadeiras, canções, marionetes, e atividades na neve para que os pais esquiem tranquilos. Também na escolinha de esqui se ensina  crianças e pré-adolescentes até os 14 anos a esquiar.

Après Ski: Bariloche apresenta um comércio vibrante com lojas de vários tipos – roupas,  artesanato, louças, couro, alimentos, vinhos. Há restaurantes de cozinha tradicional que servem javalis, cervos e trutas e também os de cozinha internacional, parrilas, bistrôs, casas de chá. Param quem quer curtir a noite, bares e danceterias fazem a alegria.

Pistas e Montanha:
-45 canhões para fabricação de neve artificial que cobrem 10 hectares de neve
-modernos meios de elevação

%0
Iniciante
%0
Intermediário
%0
Avançado
%0
Expert

0
Pistas
0
Meios de Elevação
0
Área Esquiável ha

Base 1030 metros 35

Topo 2.180 metros 70

Esqui em Bariloche

Esquiar em Bariloche – Mapas:

 

Mapa Pista ski em Bariloche Cerro Catedral

Mapa Pista ski em Bariloche Cerro Catedral

 

 

Esquiar-em Bariloche Mapa-da-Base-Cerro-Catedral

 

Esquiar em Bariloche – Passeios :

Cerro Catedral

O centro de esqui mais tradicional em Bariloche, e também o mais conhecido dos brasileiros, está localizado à 20 km do centro da cidade. O Cerro Catedral possui 70 km de pistas para todos os níveis de esquiadores, desde os iniciantes até os mais experientes. Por lá, você pode andar em motos de neve, ter aulas de esqui ou snowboard, fazer snowtubing (bóia inflável) e esquibunda, ou simplesmente apreciar as belas paisagens da região, tomando um delicioso chocolate quente. O Cerro Catedral conta com dois meios de elevação diferentes: um teleférico para 21 pessoas e cadeiras para 2, 4 e 6 pessoas. Também possui um pequeno shopping, restaurantes, chocolaterias, lojas de aluguel de equipamentos para esportes de neve e clube infantil. Assim, as crianças ficam seguras enquanto os pais esquiam.

O horário de funcionamento é das 9h30 às 17h. É sempre bom chegar cedo para se evitar filas. Para quem já sabe esquiar mas ainda não conhece o Cerro Catedral, é possível com a compra dos skipass, fazer um SnowTour com os guias, mediante inscrição prévia.

Para quem nunca esquiou e quer aprender, pode-se contratar aulas individuais ou coletivas. Esteja atento à quantidade de alunos por turma, quanto mais alunos, mais difícil de aprender. Sempre observe se a escola a ser contratada possui prioridade para os skilifts.

Circuito Chico

É um dos mais tradicionais passeios em Bariloche, percorrendo-se 60km do centro da cidade, até o Hotel Llao Llao. O passeio costeia o lago Nahuel Huapi, com belíssimas vistas da região, como a Ilha do Ovo e da Galinha, além de pequenas praias e mirantes. No passeio, pode-se parar em Cerro Campanário e tirar fotos incríveis da paisagem.

Cerro Otto

Localizado a 5 km do Centro Cívico, o Cerro Otto proporciona uma vista panorâmica inesquecível de toda a região. O visual do gigantesco lago Nahuel Huapi fica ainda mais fantástico do topo dessa montanha, que tem 1.405 m de altitude. Ali, há uma agradável confeitaria giratória que serve chocolate quente, chá, café, tortas e refeições como javali, truta ou salmão defumado, famosas iguarias da região. A confeitaria giratória demora cerca de 20 minutos para dar uma volta completa, e assim você pode apreciar a linda paisagem da região através do vidro. Para chegar lá no alto, você embarca em um teleférico do tipo funicular, com janelões de vidro, e pode apreciar toda beleza de Bariloche.
http://www.viajenaviagem.com/2012/09/cerro-otto-dicas/

Cerro Tronador

Essa montanha de gelo está localizada no Parque Nacional Nahuel Huapi, a aproximadamente 90 km da cidade de Bariloche. É a mais alta montanha da região com 3.554m acima do nível do mar. O Cerro Tronador tem 3 picos: o Argentino, o Chileno e o Internacional. O passeio passa por lagos como o Mascardi, o Los Moscos e o Hess, o vale Vuriloches, bosques e pela famosa geleira Ventisquero Negro, uma das poucas geleiras negras no mundo. Ela tem essa cor escura porque conforme avança, carrega terra e sedimentos.

Puerto Blest e Cascata Los Cántaros

Os pássaros do lago Nahuel Huapi dão as boas-vindas ao visitante durante esse incrível passeio de barco. Ao embarcar, se observa a ilha Centinela. Na chegada a Porto de Cántaros, uma trilha leva até a Cascata do Lago Los Cántaros. Outros pontos que podem ser visitados são Puerto Alegre, Lago Frias e Puerto Frias.
http://www.viajenaviagem.com/2012/09/bariloche-de-barco-a-puerto-blest-e-cascata-dos-cantaros/

Villa La Angostura

Villa la Angostura é uma romântica cidade aos pés dos Andes parece um vilarejo encantado. Rodeada de lagos, rios e bosques, tem atividades culturais e esportivas, a Lagoa Selva Triste e um centrinho com lojas de chocolates e souvenires. Na volta para Bariloche, pode-se fazer uma parada no Cerro Bayo, com pistas de esqui ideais para iniciantes.

Piedras Blancas

A 1.200 m de altitude, o Piedras Blancas é primeiro centro de esqui da região tem ótimas pistas para atividades recreativas como esqui-bunda e  esqui nórdico. Oferece passeios de trenó, teleférico e espaço para degustar torta caseira com chocolate quente.
http://www.viajenaviagem.com/2012/08/piedras-blancas-bariloche/

 

Ilha  Victoria e Bosque de Arrayanes

A maior ilha do gigantesco lago Nahuel Huapi abriga pinturas rupestres com mais de 500 anos na Playa del Toro, e um teleférico que vai até o cume do Morro Bella Vista, de onde você observa um espetacular panorama da Baia Anchorena e da região do hotel Llao Llao. Para chegar lá, você pega um barco no Porto Pañuelo e no caminho, visita o Bosque de Arrayanes, com típica formação.
http://www.nerdsviajantes.com/2012/07/02/bariloche-isla-victoria-y-bosque-de-arrayanes/

Museu da Patagonia

Conheça a história da região através de gravuras, painéis e objetos, desde os primeiros habitantes até a época da colonização de Bariloche. Há uma réplica de uma casa e canoa utilizada por colonos.

Museu do Chocolate

Da empresa Havana, famosa por seus alfajores e doce de leite irresistível, conta a história do chocolate, e aprender como o pó da semente de cacau se tornou no chocolate de hoje.

Esquiar em Bariloche – Restaurantes :

Butterfly
Pequenino, este restaurante tem apenas seis mesas e cozinha impecável. As receitas da degustação de sete etapas são definidas no dia, de acordo com os ingredientes frescos do mercado.
Hua Huan 7831 (altura Avenida Bustillo km7,9), Playa Bonita
Tel: +54/0294 453-4999
www.butterflypatagonia.com.ar

Cassis
A chef Mariana Müller, um dos grandes expoentes locais, mixa os sabores típicos da Patagônia às suas raízes austro-húngaras. O resultado é um dos melhores cardápios da região.
Ruta 82, Lago Gutiérrez, Peñon de Arelauquen
Tel: +54/0294 476-167
www.cassis.com.ar

Cueva Catedral
Localizado em uma gruta nas encostas do Cerro Catedral, dá início à aventura já no caminho – para chegar até lá, é preciso embarcar em um passeio de snowmobile. O menu é de delícias locais: cordeiro, trutas, cogumelos…
Tel: +54/0294 446-0478
www.lacuevacatedral.com

El Casco
O menu contempla receitas internacionais gourmet muito bem preparadas. Para acompanhar, a adega está recheada com 1.700 garrafas. Descortina
lindas vistas do lago.
Avenida Bustillo, km 11,5
Tel: +54/0294 446-3131
www.hotelelcasco.com

El Patacón
A especialidade da casa que usa a visita de Bill Clinton como cartão de visitas são as carnes patagônicas e as caças. Destaque para o Martín Fierro, o
cordeiro e o lombo de cervo.
Avenida Bustillo, km 7
Tek: +54/0294 444-2898
www.elpatacon.com

Llao Llao
Todos os dias, entre 16h e 19h, é servido, no Winter Garden (com belas vistas do lago), o mais famoso chá da tarde da região: uma sucessão de delícias:
tortinhas de frutas vermelhas, cookies, scones, sanduichinhos… Imperdível.
Avenida Bustillo, km 25
Tel: +54/0294 444-5700
www.llaollao.com

Don Molina
Em um ambiente tranquilo e sofisticado, o restaurante Don Molina é especializado em carnes. Serve deliciosos pratos com cortes especiais, além do tradicional assado crioulo, feito com cordeiro. Possui adega com os principais vinhos argentinos e  internacionais, que também podem ser degustados no charmoso Winebar, localizado no andar inferior do restaurante
Calle San Martin, 607, Centro
Tel: +54/ 294 443-6616

El Boliche de Alberto
O restaurante é quase uma instituição na cidade. Com quase 30 anos, a empresa familiar dedica-se a manter viva a tradicional cozinha argentina. Serve uma suculenta parrilla, com os acompanhamentos. As sobremesas são deliciosas, principalmente as que incluem em suas receitas o tradicional doce de leite.
Calle Villega, 347 / Calle Elflein, 158, Centro / Av Bustillo km 8.800 Praia Bonita
Tel: www.elbolichedealberto.com

La Parrilla de Julian
Com cozinha típica argentina, é famoso pela sua tradicional parrilla.
Calle San Martin, 590, Centro
Tel: www.laparrilladejulian.com/home.html

 

Esquiar em Bariloche – Compras:

Rua Mitre
Aonde você encontra de tudo, sendo a principal rua de Bariloche.

Chocolate Mamuska
Toda vermelha e requintada, a loja é uma das mais bonitas de Bariloche. As bonecas russas matrioskas inspiram a decoração da casa e estão por toda parte. No balcão brilha uma apetitosa vitrine com variados chocolates em forma de tabletes e bombons. Uma das melhores opções intercala amêndoas com doce de leite no recheio. Vale a pena provar também as tortas e os doces servidos no café localizado no fundo da loja.
Rua Mitre, 216

Chocolates Rapa Nui
Desde 1939 a família Fenoglio, da cidade italiana de Torino, faz chocolates artesanais com castanhas, doce de leite, avelãs, passas, nozes e várias outras delícias. Não deixe de experimentar ainda as framboesas frescas cobertas com chocolate negro e branco.
Rua Mitre, 202
www.chocolatesrapanui.com.ar/

Chocolate del Turista
Essa loja também da família Fenoglio é mais popular, tem vários kits promocionais com caixinhas montadas.
Calle Martin, 252
www.delturistachocolates.com/

Chocolates Abuela Goye
Esses chocolates artesanais são vendidos em barras, ramas  e bombons.
rua Mitre, 258

 

Esquiar em Bariloche – Lazer e Vida Noturna:

Casino Bariloche
Roletas, pôquer, caça-níqueis e Baccarat são algumas opções de jogos para quem gosta de fazer aposta enquanto aprecia uma deliciosa bebida.
Calle San Martin, 535

Pub Wilkernny
Esse animado pub em estilo irlandês tem ambiente descontraído e é um ótimo lugar para tomar uma cerveja.
Calle San Martin, 435

Noite Nórdica
Você dirige seu próprio quadriciclo por um bosque nevado enquanto admira a bela paisagem noturna no céu estrelado. Após algumas pausas para saborear chocolate quente ao da da fogueira, você termina o passeio com um saboroso fondue em um refúgio da montanha.
Cerro Otto

Discotecas
As animadas discotecas da cidade começam a ferver após meia-noite. Algumas das opções são : Grisu, com seis andares à beira do lago Nahuel huapi; Cerebro, com um club que toca house; A Roket, com luzes robotizadas; e a Genux, com suas três pistas de vidro.

IceBariloche
O bar do Hotel Panamericano é todo de gelo – inclusive as mesas e cadeiras!
Entre no clima e aqueça a alma com sua boa carta de drinques.
Avenida San Martin, 536/70
Tel: +54/0294 440-9200
www.panamericanobariloche.com

Além do esqui

Adultos e crianças contam com um sem fim de atividades na neve além do esqui. No próprio Cerro Catedral há pistas especialmente dedicadas às descidas de tubing, trenós e bikes de neve. Outras opções são as caminhadas com raquetes e o aluguel de snowmobiles e quadriciclos. No Cerro Otto, outra montanha nos arredores, há passeios em trenós puxados por huskies. É possível, inclusive, visitar o centro de criação dos cães e brincar com os filhotes.

Esquiar em Bariloche – Dicas: 

Chegada e Saída : Sempre procurar embarcar com antecedência para evitar filas de grandes grupos de turistas. Na chegada à Bariloche, você pode tomar táxi (existem 2 tipos, um com taxímetro e outro chamado Remis, com o qual pode-se combinar o valor da corrida), ônibus e vans.

Voltagem: A voltagem em Bariloche é 220V. O formato da tomada é diferente do formato brasileiro. Pode-se conseguir um adaptador no hotel ou comprá-lo localmente.

Moeda: A moeda que circula localmente é o peso argentino, pode-se usar reais e dólares, bem como cartões de crédito. A vantagem é trocar no câmbio paralelo, ou “dólar blue”como é conhecido por lá, que é ilegal e pode ser feito em agências de viagens, hotéis, escritórios e lojas. Se for partir para o paralelo, procure sempre locais seguros, não troque na rua e nem com taxistas, cuidado com notas falsas.

Aluguel de Equipamentos : Mesmo sendo um pouco mais caro, o melhor local é nas lojas próximas à  estação para evitar ter que carregar os equipamentos ou mesmo ter que pagar para guardá-los.

Roupas para Esquiar: O ideal é alugá-las na cidade, procurando alugar tudo em uma loja só, negociando já o período completo em que irá esquiar. Sempre é bom usar uma segunda pele por baixo da roupa, pois essas roupas são alugadas para várias pessoas. Para as luvas em geral, a melhor opção é serem compradas. Procure alugar com antecedência para não perder tempo no dia em que for esquiar.

About the Author: