SkiPoint (11) 3884.1527|contato@skipoint.com.br

Primeiros passos para aprender a esquiar na neve

Home/ski na neve/Primeiros passos para aprender a esquiar na neve
  • iniciante esquiar na neve

Primeiros passos para aprender a esquiar na neve

Primeiros passos para aprender à esquiar

1. Conhecendo as regras de Esquiar

como esquiar

como esquiar

1.1 Aprenda avaliar a dificuldade da pista. Você pode ver o quão difícil é uma pista pelo símbolo no marcador da pista ou no mapa de esqui. Os sinais (símbolos) são os mesmos em praticamente todas as pistas de esqui do mundo. Eles são os seguintes:

  • Um círculo verde indica uma pista fácil, ou pista para iniciantes. Ela não é muito rápida, tem poucos obstáculos, e não é muito longa.

  • Um quadrado azul indica uma pista intermediária. Ela pode conter alguns obstáculos ou ser mais íngreme, e você deve evitá-la até que você já tenha dominado as pistas mais fáceis.

  • Um losango preto indica uma pista difícil. Ela contém obstáculos, pequenos montes de neve, e uma rampa íngreme com um caminho de descida estreito.

    • Não tente esquiar em uma pista como essa se você é inexperiente. Embora você possa pensar que você está pronto(a), você provavelmente não está. Muitas pessoas ficaram feridas ao tentar esquiar em uma pista muito difícil muito cedo.

  • Um losango preto duplo, ou com um ponto de exclamação, indica uma pista que só deve ser esquiada por excelentes esquiadores. Não desça uma pista como esta, a menos que você já tenha dominado todos os outros tipos de pistas. Também é uma boa ideia de ir acompanhado(a) de alguém. Quando você estiver pronto(a) para um preto duplo, verifique que o sinal não está marcado com um “EX” no meio. Isto indica um ‘Experts Only ” (somente para experts), a única pista mais difícil do que pistas helisking (pistas onde os esquiadores são deixados por helicópteros, bastante propensa à avalanches).

  • Estas classificações de dificuldade são só em comparação com outras pistas na mesma estância de esqui. Portanto, uma pista marcada com um quadrado azul em uma estância pode ser mais desafiadora do que uma pista marcada com um losango preto em outra estância. Por esta razão, quando esquiar pela primeira vez em uma estância, você deve sempre começar com uma pista verde e ir testando cada pista, mesmo se você for um esquiador experiente.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

1.2 Saiba quem está com a preferência. A pessoa em sua frente (ou seja, abaixo de você na montanha) tem a preferência. É sua responsabilidade evitá-la, mesmo que ela caia em sua frente. Então, a melhor atitude é sempre manter uma boa distância de quem está à sua frente.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

1.3 Esteja sempre no controle. É sua responsabilidade saber qual velocidade e nível de dificuldade pode esquiar. Não vá para uma pista preta simplesmente porque acha que nasceu com talento, mas na prática nunca esquiou. Você corre o risco de se machucar ou de machucar seriamente uma outra pessoa.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

1.4 Não pare se não puder ser visto por quem vem acima de você. É comum dar uma parada para descansar enquanto esquia, mas nunca faça isso se for obstruir o caminho ou se não puder ser visto por vem acima de você.

2.Colocando os Skis

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

2.1Coloque suas botas de esqui. Você terá que encontrar o tamanho certo e ajustá-las aos seus pés. Em repouso, os seus pés devem ficar essencialmente imóveis, mas não comprimidos. Seus dedos não devem tocar a ponta da bota quando você dobrar os seus joelhos para que suas canelas fiquem ligeiramente no ângulo da bota. A parte superior da bota deve ser confortável em torno dos tornozelos.

  • É mais fácil andar com botas de esqui dando passos largos, deslizando o fundo duro da bota para frente, do calcanhar para os dedos, mantendo a parte inferior da perna reta à medida que o seu corpo se move.

  • Depois de ter calçado suas botas, leve os seus esquis e bastões para a neve. Os esquis têm bordas com ângulos agudos e, alguns tipos, partes ásperas ou afiadas; use luvas quando segurá-los.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

2.2Coloque os seus esquis. Procure uma área plana na neve. Se os seus esquis são presos juntos pela parte de baixo, por um tipo de clipe de mecanismo de segurança (molas) que se estende desde as fixações passando pelos lados planos (sua finalidade é a de evitar que os esquis “fujam” quando eles se soltam das botas para proteger os seus pés de torção excessiva), coloque os esquis na posição vertical com a sua extremidade traseira para baixo, segure o esqui com a mola “interior” e gentilmente agite o esqui com a mola “exterior”.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

2.3Coloque os esquis apontando na mesma direção com cerca de 30 cm de distância um do outro. Finque os bastões na neve ao lado de cada um dos esquis, com alguns centímetros de distância das laterais e junto à parte da frente da fixação. Segure os bastões e, com um pé de cada vez, ajuste a borda dianteira da bota (ponta) na fixação dianteira, depois empurre a borda traseira da bota (calcanhar) na ligação traseira, que deve fechar com um clique. Deslize cada pé para trás e para a frente para verificar se as botas estão bem presas nos esquis. Se não estiverem, tente novamente.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

2.4Para tirar um esqui, ou para destravá-lo e tentar fixar a bota novamente no esqui, empurre para baixo a alavanca que se encontra na parte de trás da bota até que ela fique paralela ao esqui. É mais fácil empurrá-la usando um dos bastões, pressionando o mesmo contra a alavanca até liberar a trava.

  • Se você cair e tiver dificuldade para se levantar, tire um dos esquis, levante-se com a ajuda do outro esqui e dos bastões, e depois fixe a bota ao esqui removido

3.Aprendendo o básico

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

3.1Tenha aulas. Embora isto possa não ser uma primeira opção para todos, já que podem ser caras e, por vezes, não são divertidas, é sem dúvida o caminho mais rápido para obter o conhecimento básico. Procure aulas de iniciação, que são oferecidas nos resorts de esqui.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

3.2Aprenda a andar sobre esquis. Uma das primeiras coisas que você deve fazer é aprender a mover-se sobre os esquis. Existem alguns métodos:

  • Mantenha os esquis paralelos e empurre-se para a frente com a ajuda dos bastões. Com ambos os braços, simultaneamente, finque os bastões, em um ângulo ligeiramente para trás, na neve ao lado dos esquis, gire completamente os braços para trás e faça tudo de novo. O ângulo permite que você use os seus músculos mais fortes do ombro, em vez dos músculos mais fracos do antebraço, para mover os bastões para trás. Puxe um lado mais do que o outro para virar. Não “serre” a neve com os esquis como se estivesse treinando, nem mova os braços alternadamente. Este método é bom para iniciar em um trecho em declive, porque os esquis são posicionados paralelamente, pronto para ir.

  • “Espinha de Peixe” (uma técnica que ganhou esse nome devido aos padrões de espinha de peixe que os esquis deixam na neve). Posicione os seus esquis com as pontas apontadas para fora e dê um passo à frente. Pressione a borda interna do esqui dianteiro (o esqui mais próximo do topo da colina) na neve e empurre-o para frente. Dobre os joelhos e incline-se um pouco para frente para que você possa usar os músculos de extensão mais fortes da perna para se impulsionar para a frente, em vez dos músculos de rotação mais fracos da perna, para mover um esqui após o outro à medida que você se movimenta. Você pode subir colinas desta forma. Vire as pontas dianteiras dos esquis mais para fora se a colina ficar mais íngreme e/ou se você começar a deslizar para trás. Use os bastões para evitar uma queda, e mantenha-os fora da área dos esquis para que você não “tropece” neles.

  • Você também pode subir uma colina de lado. Pressione a borda interna do esqui dianteiro na neve, do mesmo jeito como foi explicado na técnica espinha de peixe. Mantenha os esquis perpendiculares à inclinação. Para reduzir a força de deslizamento lateral, use os bastões e coloque o esqui traseiro (o esqui mais próximo à base da colina) na borda do esqui dianteiro. Comece, então, a deslizar para a frente ou para trás, em vez de lateralmente.

    • Vire as pontas dianteiras dos esquis mais para fora (espinha de peixe) para não deslizar para trás, e as pontas traseiras para não deslizar para a frente. Os músculos usados para empurrar as pernas para fora são muito mais fortes do que os usados para empurrá-las para dentro, e assim, forçar os esquis separadamente contra a força da gravidade funciona, enquanto forçá-los juntos só irá causar desconfortáveis “divisões”.

  • Skate-esqui é mais rápido. Posicione os esquis como foi explicado na técnica “espinha de peixe”, mas permita-se deslizar para frente facilmente, usando o esqui que está mais próximo a você. Mova o esqui para frente com as pontas apontando para os lados, na forma de um “V”, e posicione, ao mesmo tempo, o outro esqui para que ele faça o mesmo movimento (indo para a direção contrária, é claro). É como se você estivesse patinando no gelo. Você vai usar, suavemente, a técnica espinha de peixe para movimentar-se em superfícies íngremes.

  • Os músculos das pernas são mais fortes que os músculos do braço, especialmente em mulheres e homens sem treinamento físico, por isso, você sendo um(a) novato(a), tente usar as técnicas espinha de peixe e skate-esqui, tanto quanto possível, para evitar que a parte superior do seu corpo se canse muito rápido.

  • Não suba nenhuma colina antes de estar realmente confiante com os movimentos básicos de esquis.

 

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

3.3Assuma a posição básica de esqui. Flexione os joelhos de modo que suas canelas fiquem apoiadas na frente das botas e incline-se ligeiramente para a frente. O comprimento dos esquis não deixará que você caia para a frente. Inclinar-se para trás normalmente não irá pará-lo(a), mas dificultará o controle sobre os esquis. Coloque suas mãos através das tiras dos bastões de esqui e mantenha os bastões nas laterais dos esquis. Durante a maior parte do tempo esquiando pra valer, você irá querer que os bastões estejam prontos para serem usados, mas você não vai realmente usá-los.

 

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

3.4Prepare-se no topo. Cuidado com os outros esquiadores, especialmente se a bunny hill fica ao pé de outra inclinação, a partir da qual outros esquiadores podem descer em alta velocidade. Familiarize-se primeiro com a técnica de parar ou diminuir a velocidade: aponte seus esquis juntos, em seguida, empurre os calcanhares para formar uma cunha com um ponto em aberto formando um “V”, e os lados ligeiramente inclinados na neve bem ao lado dos esquis. Isto é conhecido como “pizza”, “cunha” ou “limpa-neve”. Quanto mais você separar as pernas (nos calcanhares), mais lento você vai esquiar. Não coloque um esqui sobre o outro: isso causará uma perda de controle. Comece a deslizar ladeira abaixo, mas vá devagar. Mantenha as pontas dos seus esquis juntas. Quando você se aproximar do pé da colina, aponte os esquis um para o outro formando um ângulo bem largo. Isto irá fazer com que você pare de deslizar. Se você cair, posicione os esquis perpendiculares à inclinação. Empurre-se para cima, oriente-se e continue a descer a colina.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

3.5Aprenda como virar. Depois de ter descido a bunny hill algumas vezes, você provavelmente vai começar a querer virar. Estenda a perna contrária à direção que você quer virar, ou seja, se você quer virar à direita estenda a perna esquerda, para virar à esquerda estenda a perna direita. Incline-se para o lado da curva e finque as bordas do esqui na neve para fazer uma curva um pouco mais fechada. Planeje com antecedência: no começo, as curvas serão mais abertas. Crie bastante espaço para passar os obstáculos! Depois que você aprender como fazer isso, você pode descer a colina em uma espécie de curvas em ziguezague.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

3.6Aprenda a cair. Se você está prestes a colidir com uma árvore ou outra pessoa, e é um iniciante, não tente desviar, pois você provavelmente vai bater em outra coisa. Em vez disso, apenas cair para o seu lado. Quando possível, cair para cima,você ficará menos propenso a se machucar  (a distância se for cair para baixo, na direção da inclinação da montanha é maior) Tente absorver uma queda com seu quadril e ombro. Não tente se segurar com os braços, pois você é muito mais propenso a machucar o seu braço que o seu quadril e ombro.
Tente ficar o mais relaxado possível quando você cair. Se você sentir que está caindo, não fique tenso ou você provavelmente vai fazer mais dano a si mesmo. Quando você ficar tenso, os músculos se contraem e  é muito mais provável  você puxar alguma coisa.

4.Testando na Bunny Hill

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

4.1Comece na bunny hill (colina do coelhinho). Bunny hill é uma pista de inclinação suave, de preferência, com um cabo de reboque ao lado da pista. Use o cabo de reboque, a esteira rolante ou o teleférico para chegar até o topo.

  • Uma esteira rolante é uma correia transportadora. Em um movimento, você se empurra para a frente, até a borda, e sobe apoiando os seus bastões na esteira, pronto para usá-los como apoio no caso de uma parada repentina causada, geralmente, por uma criança ou um erro de principiante. Quando faltar alguns metros para chegar ao final, levante os bastões para evitar que eles fiquem presos no mecanismo, e incline-se suavemente para a frente para deslizar da esteira sem problemas na parada final.

  • Se for um cabo de reboque, espere a sua vez e agarre uma das alças, deixando o cabo puxá-lo(a) para cima. Não se arraste nem sente no cabo de reboque. Quando chegar ao topo, use o quadro de arenque para sair do reboque.

  • Usando um teleférico, espere até que o operador diga que é a sua vez, e, em seguida, entre na área de carga. Espere até que uma cadeira venha, e simplesmente deixe que ela o(a) “agarre”. Muitas vezes, os teleféricos têm espaço para duas pessoas por cadeira, por isso certifique-se de que você e sua companhia estejam lado a lado quando a cadeira aparecer. Não pule do teleférico no meio do caminho, mesmo se o seu esqui ou qualquer outra coisa cair. Você pode recuperá-lo mais tarde. Quando sua cadeira atingir o topo, aponte seus esquis para a frente e deslize da cadeira quando ela começar a fazer o retorno.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

4.2Prepare-se no topo. Cuidado com os outros esquiadores, especialmente se a bunny hill fica ao pé de outra inclinação, a partir da qual outros esquiadores podem descer em alta velocidade. Familiarize-se primeiro com a técnica de parar ou diminuir a velocidade: aponte seus esquis juntos, em seguida, empurre os calcanhares para formar uma cunha com um ponto em aberto formando um “V”, e os lados ligeiramente inclinados na neve bem ao lado dos esquis. Isto é conhecido como “pizza”, “cunha” ou “limpa-neve”. Quanto mais você separar as pernas (nos calcanhares), mais lento você vai esquiar. Não coloque um esqui sobre o outro: isso causará uma perda de controle. Comece a deslizar ladeira abaixo, mas vá devagar. Mantenha as pontas dos seus esquis juntas. Quando você se aproximar do pé da colina, aponte os esquis um para o outro formando um ângulo bem largo. Isto irá fazer com que você pare de deslizar. Se você cair, posicione os esquis perpendiculares à inclinação. Empurre-se para cima, oriente-se e continue a descer a colina.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

4.3 Mantenha o seu peso no lugar correto. Se você inclinar-se muito para trás, você vai ter dificuldade em virar, o que pode fazer você perder o controle e cair. Se você inclinar-se muito para frente, seus esquis ficarão instáveis, e você pode acabar caindo também. Uma boa técnica é manter os joelhos levemente flexionados, e manter suas mãos a sua frente, como se você estivesse segurando uma bandeja.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

4.4Aprenda como virar. Depois de ter descido a bunny hill algumas vezes, você provavelmente vai começar a querer virar. Estenda a perna contrária à direção que você quer virar, ou seja, se você quer virar à direita estenda a perna esquerda, para virar à esquerda estenda a perna direita. Incline-se para o lado da curva e finque as bordas do esqui na neve para fazer uma curva um pouco mais fechada. Planeje com antecedência: no começo, as curvas serão mais abertas. Crie bastante espaço para passar os obstáculos! Depois que você aprender como fazer isso, você pode descer a colina em uma espécie de curvas em ziguezague.

5.Experimente pistas com dificuldade maior

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

5.1Passe para o resto das pistas de esqui. Depois de ter dominado a bunny hill, ou seja, você sabe como usar o teleférico, andar na parte plana, esquiar ladeira a baixo, virar para os dois lados e parar com facilidade – você deve estar pronto(a) para tentar uma outra pista. Consulte o seu instrutor. Pergunte se ele ou ela acha que você está pronto(a), e então, prepare-se para encarar o resto da montanha!

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

5.2Comece com uma pista para iniciantes. Consulte o mapa de esqui para encontrar uma pista adequada. Ela deve ficar perto da base da montanha. Tente encontrar uma pista verde que comece no topo de um teleférico e termine na área da base da montanha, ou procure por uma série de pistas verdes. Pegue seu transporte até o topo, e comece a descer a pista.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

5.3Tente esquiar sem usar a “técnica da pizza”. À medida que você praticar as descidas, você deve aprender a esquiar sem usar a técnica que mantém você em movimento lento. Depois de ter se acostumado a esquiar nas pistas verdes, tente colocar seus esquis paralelos um ao outro em certas partes da encosta. Esquiar paralelo fará com que você desça mais rápido, em vez de usar a técnica da pizza em toda a montanha para controlar a sua velocidade.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

5.4Tente a sua primeira pista intermediária. Antes de escolher uma pista, certifique-se de saber como virar e parar. Essas habilidades serão muito importantes. Selecione uma pista que comece no topo de um teleférico e termine na área da base da montanha, ou selecione um caminho feito de pistas azuis e verdes. Ao descer a pista intermediária, você pode notar que ela é mais íngreme, e você, provavelmente, vai acabar caindo com mais frequência. Não se preocupe com isso. Com a prática, essas pistas se tornarão cada vez mais fáceis.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

5.5Continue esquiando nas pistas intermediárias por um tempo. Há provavelmente um monte delas, e você pode divertir-se bastante aventurando-se através de diferentes partes da pista esqui. Não comece nas pistas pretas até que você esteja absolutamente certo(a) de que você pode encará-las.

como aprender a esquiar

como aprender a esquiar

5.6Tente uma pista preta. Isto é quando esquiar começa a ficar perigoso. Agora, você provavelmente já deixou a técnica da pizza lá para atrás e está usando esqui paralelo e, esperançosamente, fazendo curvas no seu caminho para o pé montanha. Se você ainda não está nesta fase, por favor, fique com as pistas intermediárias, porque você pode machucar-se seriamente e irritar outros esquiadores experientes, se você tentar esquiar nas pistas difíceis muito cedo. Você também deve aprender a virar usando as bordas dos seus esquis à medida que você avança de nível.

Dicas

  • Embora você deva tentar o seu melhor para permanecer de pé, não tenha medo de cair. Todo mundo cai nas suas primeiras vezes. Mesmo os esquiadores experientes continuam a cair de vez em quando.
    • Se um tombo for inevitável, caia para o lado. Se você cair para trás, seus esquis vão continuar a descer a colina arrastando-o(a), com pouco ou nenhum controle.
  • Olhe para frente. Se você ficar olhando para baixo ao descer uma pista, você pode colidir com uma árvore, com outra pessoa, ou com qualquer outra coisa que possa bloquear o seu caminho.
  • Embora às vezes seja bom esquiar em pistas que desafiam suas habilidades, para que você tenha mais diversão e para o seu bem estar, mantenha-se fora das trilhas que você não pode controlar. Dessa forma, você estará mais seguro(a), outros esquiadores não terão que fazer malabarismos para evitar colidir com você, e o grupo de salvamento pode ficar quentinho e feliz em sua cabana.
  • Se você não conseguir sair do teleférico no ponto final, não entre em pânico, e não tente pular da cadeira. Você terá apenas que acionar um interruptor que irá parar o elevador, e alguém virá ajudá-lo(la).
  • Tenha mapa da montanha com você. Normalmente você os encontra na recepção das estâncias de esqui. Eles podem ser de grande ajuda no caso de você se perder.
  • Procure saber em qual tipo de neve você vai esquiar, para que você saiba o que esperar.
  • Se você estiver prestes a colidir com uma árvore, ou com outra pessoa, não tente desviar, já que você provavelmente vai bater contra outra coisa. Em vez disso, simplesmente deixe-se cair para o lado.
  • O esqui é um esporte para a vida toda. Você pode praticar esse esporte em qualquer idade, e, independentemente, de quanto tempo você esquia ou o quão habilidoso(a) você é, há sempre algo novo para aprender ou melhorar. Sem mencionar que é pura adrenalina! A coisa mais importante é sentir-se seguro(a) e se divertir.
  • Obtenha aconselhamento profissional. Certifique-se de ter o equipamento certo para suas necessidades. Peça informações a alguém em uma loja de aluguel ou a patrulha de esqui, se você acha que algo não está certo ou se você se sente inseguro(a).
  • Óculos polarizados ou óculos de proteção são ótimos na neve, porque eles bloqueiam seletivamente os reflexos da luz solar (“brilho”) em vez de escurecer tudo igualmente.
  • Roupas térmicas, casacos leves e calças de neve são excelentes para esportes na neve, porque eles não absorvem muita água nem ficam encharcados, mas prontamente evaporam o suor. A menos que esteja muito frio, roupas sintéticas baratas funcionarão bem.
  • Devido ao tempo frio e do teleférico e a gravidade fazerem grande parte do trabalho de movê-lo(la) rapidamente, é fácil esquecer que o esqui é uma atividade física extenuante. Beba um pouco de água pelo menos a cada hora ou duas, mesmo se você não sentir sede.

About the Author:

SkiPoint

Personal SnowTrip
(11) 3884.1527
[email protected]

WhatsApp Chat - Olá!